sábado, março 18, 2006

 

Oportunidades na Índia

Novas oportunidadades podem surgir para os Gerentes de Projetos que gostam de desbravar "novas terras". Segundo a revista The Hindu Business Line, com a renovação do foco do governo Indiano para o desenvolvimento da Infra-estrutura do país, a demanda para profissionais da área pode chegar a 100.000 profissionais nos próximos 5 anos. Atualmente, para suprir esta necessidade, o Índia tem aproximadamente 8.500 profissionais capacitados.

Este crescimento será observado nas áreas compreendidas no desenvolvimento da Infra-estrutura do país. Geração de energia, rodovias, entre outros. Os profissionais deverão ter as habilidades para gerenciar os custos, datas de conclusão, fazer acontecer as entregas, e mitigar os riscos dos projetos, segundo Gregory Balestrero.

Nos próximos anos, a demanda para Gerente de projetos será grande também na China, e Índia. Brasil e porção Sul da África também foram citados como locais onde haverá demanda para estes profissionais. A China atualmente possui muito mais gerentes de projetos do que a Índia e pretende treinar 600.000 profissionais para suprir às suas necessidades na área de Infra-estrutura.

A necessidade da China em estabelecer nível de excelência em gestão de projetos, chamou a atenção da Índia, que apresenta projetos de Infra-estrutura com prazo limite ultrapassados e custos acima do orçamento previsto.

A Índia apresenta-se como um país típico que apresenta pouca maturidade em gestão de projetos na área de Infa-estrutura. Tal necessidade de desenvolvimento e utilização desta mão de obra qualificada é justificável, uma vez que a quantidade de projetos de infra irá aumentar. Sendo assim, quanto mais projetos, maior a quantidade de dinheiro que será perdida se não houver uma gestão eficiente.

Imaginem um país com a enorme diversidade de línguas, religiões, cultura! A Índia é um país que se orgulha muito desta sua diversidade, e acho que são estes fatores que tornam este país tão fascinante e misterioso! Tantos símbolos, músicas, hábitos. Por exemplo, o que significam as pinturas dos Deuses Indianos (que são tantos) com vários braços?! E porque a Ganesha tem cabeça de elefante?! Também não era para ser menos, se trata de uma das civilizações mais antigas do mundo! Imaginem que aventura fascinante é descobrir este lugar !
Para os Gerentes mais experientes que tiverem interesse, sem dúvida é uma excelente oportunidade para ajudar no desenvolvimento do país além de uma oportunidade para conhecer novas (várias) culturas.


Fontes, Stakeholders: India Hungry for Project Managers, da revista PM NETWORK edição de fevereiro de 2006.
Consulado Geral da Índia, http://www.indiaconsulate.org.br/, 18 de Março de 2006.
Revista The Hindu Business Line, http://www.thehindubusinessline.com/

Comments:
Felipe, é outro assunto que o profissional ligado à gerência de projetos deve ficar atento: a formação além dos conhecimentos técnicos sobre o gerenciamento de projetos. Este conhecimento é somente a base para fazer tecnicamente o trabalho que vai além disto, e porque não dizer que estas habilidades extras-curriculares de gerência de projeto é que determinarão de fato se o gerente de projeto é de alto, médio e baixo nível. Porque se ele conhece tecnicamente as disciplinas para gerenciar e não sabe "infiltrá-las" pela organização, que são feitas de pessoas e cultura quase que exclusivamente, a probabilidade de não-sucesso é muito grande. Pensemos nisto com muito carinho sempre. Um forte abraço.
 
ah! oportunidades na ìndia, e não são poucas, descontando o pessoal capacitado de lá, ainda sobram mais de 90 mil vagas... e o Brasil quando começa o tal do espetáculo do desenvolvimento, que pelo visto, só está acontecendo lá fora, aqui o esptáculo fica no bolso dos banqueiros.
 
Olha, muito bacana o seu blog...sou nome nesse mundo de projetos mas já estou super empolgado, vou até fazer uma pós em gerência de projetos pela faculdade de Brasília super conceituada, o Iesb. Estou na web a procura de espaços como este que falam, discutem o tema dessa forma mais dinamica e bacana, gostei mesmo. Parabéns pelo blog e por essa profissão maravilhosa.
 
Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?